Saiba qual a melhor época de plantio do milho e planeje sua próxima safra

A época de plantio é um dos pontos mais importantes a ser considerado no planejamento do produtor de milho. Fatores ambientais, como o déficit hídrico no final do verão e início do outono, temperatura, luminosidade e espécies com ciclo de vida bastante distintas afetam o crescimento e a produção.

Embora seja necessário considerar todas as variáveis de cada região, geralmente a época mais indicada para plantio no Sul, Sudeste e Centro-Oeste é de setembro
a novembro. Já no Nordeste e partes do Norte, o plantio se concentra entre os meses de março e abril.

A temperatura adequada e a frequência de chuva ideal ajudam muito no plantio de milho. Porém, mesmo com regiões tão distintas, o desenvolvimento de híbridos cada vez mais produtivos – de ampla adaptabilidade e estabilidade -, aliado à tecnologia no campo e às boas práticas agrícolas, permitiu o cultivo de milho na safra verão e na safrinha.

Em algumas regiões de altitude elevada, regiões do Sul, sul de São Paulo, sul de Minas Gerais e sul do Mato Grosso do Sul, a baixa temperatura pode afetar o milho nos primeiros estádios de desenvolvimento e na germinação. Por outro lado, em regiões quentes e de baixa latitude, o problema pode ser o oposto. Desde a emergência até a floração, a temperatura ideal para o desenvolvimento do milho é de 24ºC a 30ºC, embora com os avanços nos trabalhos na área de climatologia o Brasil já tenha um Zoneamento Agrícola (elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que fornece informações sobre as épocas de plantio de milho tanto na safra como na safrinha, com menores riscos, para quase todo o país.